O que é Taxa de Reijeição no Google Analytics?

Google Analytics

O Google Analytics é um serviço que entrega diversas informações preciosas e que nos ajuda a entender o comportamento dos visitantes no site. Podemos identificar, com essa métrica, onde está melhor ou onde precisamos melhorar, conforme nosso objetivo.

 

Uma métrica coringa é a Taxa de rejeição. Essa métrica é um medidor de desempenho, ela mostra se um visitante teve uma boa aceitação do site ou do conteúdo.

 

É comum, em muitos sites, essa taxa estar alta. Mas por que isso acontece? Precisamos entender a real função dessa métrica e como ela funciona.

Como essa métrica é medida?

O Analytics não tem como saber se o visitante gostou ou não do site e por isso ele estabeleceu uma regra para medir essa métrica.

A taxa de rejeição é medida conforme a navegação do visitante no site, estar com essa métrica alta não implica, em alguns casos, que houve realmente uma rejeição por parte do visitante.

 

A base da medição é formada quando um visitante visita mais de uma página dentro do site, ou seja, se o site for um E-commerce, por exemplo, o visitante tende a olhar mais do que uma página a fim de pesquisar produtos.

 

Se um site tem uma única página ou se só oferece um único serviço ou produto, a taxa de rejeição, nesse caso, será maior pois o visitante estará interessado naquela página específica e não tem a necessidade de continuar navegando no site.

 

Com isso é possível saber que a taxa de rejeição é variável conforme o tipo de site e sua estrutura. A taxa de rejeição alta será ruim para o caso de E-commerce, ou similares, por terem diversas páginas ou produtos e os visitantes saírem do site sem antes terem acessado outra página.

É possível manter essa taxa baixa em site de uma página?

É possível baixar essa taxa mesmo sendo um site de uma página?

Essa métrica pode variar conforme as configurações que você realizar no site. Pode ser configurado interações específicas a nível de usuário, com isso o Google Analytics entende que não houve rejeição, mesmo que o visitante não entre em outras páginas.

 

Por exemplo:

  • Cadastro ou contato por formulários;
  • Assistir um vídeo;
  • Downloads;
  • Botão de Redes Sociais;
  • Comentários.
 

Quando corretamente configurado, essas interações serão entendidas como uma segunda interação com o site e assim a taxa de rejeição diminuirá.

 

Tenha em mente que a taxa de rejeição não será ruim dependendo de seus objetivos, existem sites que performam muito e a taxa de rejeição é entre 80 a 98%.

 

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